Como funciona o GPS

Como funciona o GPS?

O GPS (sistema de posicionamento global) é um sistema de navegação via satélite, que transmite informações sobre o posicionamento exato de qualquer coisa ou pessoa dentro do globo terrestre. Mas, como funciona o GPS?

Existem 27 satélites ao redor da terra, sendo 24 ativos (12 em cada hemisfério)  e 3 de reserva. Os satélites  circulam a órbita duas vezes por dia, viajando a uma distância de 20.200 quilômetros. Por meio de um sistema de triangulação (3 satélites posicionados em locais diferentes), os satélites conseguem obter as coordenadas geográficas, que são enviadas a um aparelho receptor na terra.Com 3 satélites, é possível calcular dados de latitude, longitude e acompanhar a movimentação. Já com 4 satélites ou mais, é possível ver também a altitude.

O controle desses satélites é feito por estações terrestres localizadas na linha do Equador. Existem cinco estações ao redor do mundo, que tem a função de atualizar a posição dos satélites, manter o orbitar e controlar os relógios atômicos, bem como os dados que eles emitem.

Os dados transmitidos são captados por um receptor GPS. Após o recebimento dessas informações, o aparelho receptor faz a decodificação dos dados e com isso consegue obter informações precisas da localização.

Além da localização, que permite o rastreamento de veículos, pessoas e objetos, o GPS também pode calcular tempos, distâncias, fornecer informações sobre pontos turísticos e dar orientações sobre a melhor rota a se seguir.

Conheça o serviço de monitoramento de frotas pela empresa Argos Monitoramentos. Você poderá monitorar em tempo real todo o uso de seu veículo, determinando alertas de parada e abastecimento, quilometragem e velocidade percorrida por cada veículo e área proibida para trafegar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *